quarta-feira, 26 de março de 2008

A internet aproxima ou afasta as pessoas?


A cada dia que passa, a internet atrai mais adeptos no Brasil e no mundo. O internauta brasileiro passa, em média, mais tempo diante do micro do que o norte-americano, o francês, o espanhol e o japonês. A “dependência da internet” atingia, no ano passado, 50 milhões de viciados no mundo de um total de cerca de um bilhão de internautas, segundo a Internet World Stats, dos EUA. A internet aproxima pessoas, que se tornam amigas, e até promove casamentos. Mas esse mundo virtual também sofre críticas porque estaria afastando os indivíduos do convívio que mantinham no mundo físico ou real.A internet aproxima ou afasta as pessoas?

terça-feira, 25 de março de 2008

Inclusão Digital e a Educação

“O futuro já está aqui e só existem duas possibilidades: ser digital ou não ser”
As mudanças que a informática está introduzindo na nossa sociedade são tão profundas que já estão alterando de forma significativa, o nosso estilo de vida.
Saiba mais....



sábado, 22 de março de 2008

Investimentos em blogs chegam a US$ 25 milhões


À medida que os weblogs se difundiram e tornaram-se ferramentas importantes de relações públicas e posicionamento de marcas, sua utilização profissional vem gerando altos lucros para alguns blogueiros e para as empresas, como Blogger. Para exemplificar o montante dos investimentos em 2007, foram aplicados em blogs, e redes de blogs, US$ 25 milhões. Mike Arrington,no blog Tech Crunch, fez uma postagem muito interessante sobre o tema. No post, existe um levantamento dos investimentos feitos por companhias durante alguns anos. O texto mostra como os valores mais que dobraram em 2007. Resumidamente, o post trata de uma análise do mercado que se formou com a criação dos blogs.

sexta-feira, 21 de março de 2008

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação



CETIC.br - é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país.

Acompanhe os primeiros resultados da 3 ª Pesquisa TIC Domicílios e Usuários 2007, que é realizada anualmente em todo o território nacional. A pesquisa mediu o acesso a computadores e serviços internet em domicílios, o seu uso individual, atividades desenvolvidas na rede, barreiras de acesso e o acesso sem fio. Veja a apresentação dos dados (PPT), os destaques da pesquisa (PDF) e navegue pelos indicadores.

Veja também os dados das pesquisas anteriores:
TIC Domicílios e Usuários 2006
TIC Domicílios e Usuários 2005

Leia mais...

quinta-feira, 20 de março de 2008

Entrevista com Sérgio Amadeu

Segundo Amadeu, o menor custo não é a única justificativa para a opção pelo Software Livre nos organismos governamentais."O Brasil tem mais que o direito, tem a necessidade de utilizar tecnologias que permitam aumentar a sua autonomia tecnológica, a sua participação como desenvolvedor de soluções na sociedade da informação", diz o diretor que não poupa argumentos em defesa do que ele considera uma inovação no setor e que, por isso, naturalmente, enfrenta resistências. A maior barreira, segundo ele, ainda é cultural. O modelo de negócios do mundo do Software Livre é mais avançado, inteligente e democrático, acredita.
Leia mais...

quarta-feira, 19 de março de 2008

Cartilha para o bom uso da Internet

Reportagem do Jornal Nacional- 18/03/08
Os pais preocupados com o uso da Internet pelas crianças acabam de receber uma ajuda preciosa. Uma cartilha reuniu recomendações para evitar que os mais novos caiam nas armadilhas do mundo virtual.
Clique aqui e acesse a cartilha do CDI.

terça-feira, 18 de março de 2008

Internauta brasileiro é alvo de pesquisas do IBOPE/NetRatings

A Internet está cada vez mais presente na vida do brasileiro, tanto em casa quanto no trabalho, escolas e locais públicos de acesso. Quem vem analisando a quantidade de internautas, o tempo em que eles ficam conectados e seus comportamentos é o IBOPE/NetRatings, uma empresa formada pelo IBOPE e a ACNielsen, oferecendo o serviço Nielsen/NetRatings em vários países. Eles fornecem dados detalhados sobre a internet mundial, inclusive em território nacional, percebendo o crescimento contínuo no número de internautas brasileiros.
Saiba mais acesse o Link

domingo, 16 de março de 2008

A tecnologia como causa direta do trabalho precário

Muito se tem falado sobre a “precarização” do mercado de trabalho. As causas apontadas são muitas. Mas a única que parece estar sempre presente é a utilização das novas tecnologias de informação e comunicações.
Leia mas...

O profissional de tecnologia e o mercado de trabalho

Hoje, mais do que nunca o mercado de trabalho tem mudado. A área de tecnologia da informação é a que apresenta o maior crescimento. Mas, sob o paradigma informacional, os tipos de emprego mudam em quantidade, qualidade e na natureza do trabalho executado. A velocidade com que a tecnologia vem afetando toda a estrutura de carreira é algo nunca visto antes.
Saiba mais acesse o Link

sábado, 15 de março de 2008

Futuro da Segurança no Ciberespaço

Entrevista ào jornalista Marcos Coronato,
Para reportagem na Revista Estadão Investimentos - Março de 2006
Prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende
Departamento de Ciência da Computação
Universidade de Brasília
20 de Janeiro de 2006


quarta-feira, 12 de março de 2008

O impacto da tecnologia da informação na vida social

Reportagem exibida pelo canal Futura - o canal do conhecimento,uma matéria super interessante sobre Tecnologia na vida social do ser humano. Abordando o avanço da tecnologia, cada vez maior e isso é só o começo.Devemos continuar pensando que apenas estamos no começo da internet, apesar de ela ter pouco mais de 10 anos,ela ainda está no berço esperando para receber novas informações. Informações essas que não acabam nunca!!!O ser humano é capaz de identificar algo tecnológico? Será que nossa mente é um mundo amplo capaz de se deixar levar pela tecnologia ou a tecnologia se deixa levar pela nossa mente? Quem faz a tecnologia?Volto a salientar que a reportagem é super interessante, ela é boa tanto para os que já conhecem tudo (impossível), quanto para os que não conhecem nada.


domingo, 9 de março de 2008

Livro Discute o modo de vida na era tecnologica e cutural digital


Em tempos de internet, jogos eletrônicos, celulares com diversas funções e informação a todo instante, a cultura se adaptou às novas tecnologias e é difícil hoje viver sem a parte digital do segmento de cultura. O livro “Folha Explica A cultura Digital” é editado pela Publifolha explica estas transformações. É escrito por Rogério da Costa, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP.
Capa de “Folha Explica A Cultura Digital”, da Publifolha
Não só uma revolução tecnológica, as novas tecnologias digitais de comunicação estão mudando a própria cultura.
O livro discute o impacto de tecnologias como o telefone celular, a TV digital e a internet na sociedade, além das alterações que vêm causando, com o aumento vertiginoso da quantidade de informação e o surgimendo de comunidades virtuais. Tudo de maneira elegante e indo a fundo nos temas, o que faz com que, apesar das mudanças de tecnologia, o livro seja sempre atual.

sábado, 8 de março de 2008

Impacto social da Internet

Um estudo realizado na América Latina revelou que a Internet está a efectuar uma revolução silenciosa na maneira como os jovens comunicam e a modificar o impacto dos restantes media nos jovens e no modo como transmitem valores culturais.Veja aqui a notícia Diario Economico

quarta-feira, 5 de março de 2008

Dicas

O livro Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio, de Don Tapscott e Anthony D. Williams (diretores da empresa de consultoria e inovação New Paradigm, no Canadá), mostra, com uma abordagem simples e atraente, que a humanidade está entrando num segundo estágio da Revolução da Informação, que vai mudar para sempre o conceito de uma economia –e até mesmo de uma sociedade– hierarquizada e há séculos montada sobre estruturas de poder.

Saiba mais acesse: Link

terça-feira, 4 de março de 2008

PROJETO QUER CRIMINALIZAR A LIBERDADE E O COMPARTILHAMENTO NA REDE

O que o projeto quer? Segundo a própria cartilha do Senador Eduardo Azeredo, o Projeto de Lei quer "tipificar condutas realizadas mediante uso de sistema eletrônico, digital ou similares, de rede de computadores, ou que sejam praticadas contra rede de computadores, dispositivos de comunicação ou sistemas informatizados e similares".
.....
A Lei de crimes digitais deve criminalizar os verdadeiros criminosos e não transformar pessoas comuns e as comunidades de compartilhamento do conhecimento em bando e quadrilha. Precisamos de uma lei de cidadania digital, que defina quais direitos, liberdades e deveres queremos. Este ímpeto de tornar jovens que trocam músicas ou sobem arquivos para o youtube em terroristas não atingirá sua finalidade. Mas qual mesmo é a finalidade da Lei do Senador? Quem eles quer atingir? Quem ele quer proteger?

SAIBA MAIS ACESSE: Link1 e Link2

segunda-feira, 3 de março de 2008

Artigos

São muitos os elogios à informática e à internet, pela sua importância no mundo moderno, diminuindo distâncias e facilitando nossa vida.
Mas as críticas também são consistentes e a internet pode prejudicar o próprio homem, pois na sua ânsia de progresso e evolução, o homem desenvolveu a internet sem um controle centralizado ou de um órgão regulador.
Uma primeira crítica ressalta que há tanta informação disponível, há tanta notícia sendo veiculada instantaneamente pela internet, rádio e TV, superior a nossa capacidade de assimilação, que terminamos sendo alvo de uma poluição da informação; e muito dessas notícias são inúteis e irrelevantes, de modo que o excesso de informação traz também desinformação.

Disponível em privacidade